5 de janeiro de 2015

Praia de Carapebus, Serra Espírito Santo

Hoje venho mostrar as fotos da praia de Carapebus, uma praia daqui da cidade onde estou a morar (Serra-ES na grande Vitória). Carapebus é uma praia que o pessoal de nariz empinado daqui da capital não valoriza, eu não sei o motivo mas as pessoas preferem valorizar o que esta longe, e esquecem das belezas da própria cidade. Me digam se essa paisagem é ou não é linda assim como muitas das praias badaladas do nordeste brasileiro?


Eu tenho que concordar que por trás dessas belas imagens que fotografei, tem coisas que deixam a desejar. Infraestrutura das ruas, um montante de lixo na vegetação, entre muitas outras coisas, [...] mas isso no Brasil infelizmente já é de praxe não é? O que há de se fazer é educar bem os filhos, e torcer que o seu vizinho também eduque os dele, com conscientização ambiental e social. E sonhar com um Brasil mais organizado, com menos corrupção e com mais cultura.




Mudando de assunto, uma característica das águas dos mares do Espirito Santo é ser turva, cor de areia. Eu não sei explicar o verdadeiro motivo deste fenômeno, mas acredito que esteja relacionado com as correntes marítimas e com a profundidade da plataforma continental, que deve ser rasa. Com isso, a maré deve revolver muito o fundo do mar próximo a praia que acaba ficando com cor de areia. Uma peculiaridade que vejo como belo, afinal, já pensou se todas as praias do mundo inteiro tivesse águas azuis? Que chato!




A praia de Carapebus possui mar revolto com uma ampla extensão de areia, mas também tem um pedacinho de praia com muitas pedras já gastas pelas intemperes da maré de milhares e milhares de anos. Acho muito lindo esses lugares que o homem ainda quase não interviu, a natureza fica entalhada pelas intemperes do tempo. 


Entre as marcas do tempo, uma corajosa planta de restinga se aventurou crescer. Fico fascinado com a adaptação que estas plantas possuem para suportar sol, sal e solo raso.



Este trecho pedregoso desta praia me lembrou um pouco a praia de Calhetas que visitei em Pernambuco o ano passado. Uma pequena faixa de areia, guardada por rochedos de ambos os lados.



Daqui fiquei vários minutos de pé, em cima dessas pedras. Resolvi sentir com mais calma a brisa marinha que acariciava o meu rosto, e a paisagem que agradava os meus olhos. E assim terminei o dia apreciando a beleza do litoral capixaba com este céu azul abençoado por Deus!



4 comentários:

  1. Que fotos lindas e lugar! Valeu!Adorei ver!abração, feliz novo ano!chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, amo ter um paraíso no meu quintal

    ResponderExcluir
  3. Olá,querido amigo!!!
    Antes de tudo, peço-te perdão pelo meu "sumiço" e pela minha falta de notícias,mas realmente passei mais de um mês praticamente longe do computador, e raramente na internet. De fato, fechei o meu mural lá no "facebook" e resolvi dar um tempo com as postagens até do meu querido blog. Mas achei necessário fazer isto, e entrar numa espécie de "exílio virtual",para dar uma pausa necessária para esfriar a minha mente e ter um tempo maior para me dedicar à resolução de alguns problemas familiares...Coisas da vida,meu amigo! E por conta disso, atrasei a leitura dos meus e-mails e li todos com muito atraso,e assim, só fiquei sabendo da tua possível viagem ao Rio, praticamente às vesperas do dia do teu possível embarque, e fiquei na esperança de que você me ligaria quando chegasse por aqui. Uma pena mesmo que você teve de desitir,mas bem é verdade que os dias por aqui estão tão quentes,que até ir para a praia já é bem cansativo...(Rs...)E o Rio está parecendo até o deserto "Saara"!!! (Rs...) Já estamos sem chuvas à muitos dias e o tempo seco anda favorecendo as queimadas pelas matas nativas,o que é um risco para os nossos ambientes naturais já há tanto judiados...Mas enfim,espero que você,mesmo assim, aproveite as férias para fazer lindos passeios pelas doces terras capixabas, que pelo visto, não perdem em beleza natural nem mesmo para o tropical nordeste brasileiro. E esta praia de "Calhetas" é um notável exemplo disso...Simplesmente encantadora e com aquele jeitinho selvagem e natural que tanto gosto! Adoraria conhecê-la!!!
    Parabéns por essas fotos maravilhosas e fica aqui o meu desejo de que no futuro a gente possa ainda fazer muitos passeios juntos quando você vier ao Rio!!!
    Ah, eu já ia me esquecendo...Por favor, agora criei um novo mural lá no "face" com um nome de "fantasia",chamado "Mary Lane". Então quando você ver o meu convite de amizade por lá, já sabe que sou eu mesma, a Teresa Esteves de sempre!
    Meu abraço carinhoso e carioca pra ti e um Ano Novo abençoado!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  4. Desculpe pela confusão do nome das praias,meu amigo...Eu quiz dizer que é a praia de "Carapebus" e acabei escrevendo o nome "Calhetas",que é o daquela praia lá do nordeste...Bom, no final, ambas são lindas mesmo!!!
    Beijo carinhoso daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Thank you for your comment.