2 de novembro de 2014

Hoje é dia de pão!

Bom dia! Ontem e hoje esta sendo um dia tipico de primavera por aqui, o dia começa calmo como um sonho, os pássaros cantam lá fora, e o sol brinca com a brisa fresquinha sem nenhum dos dois saírem ganhando.


E por entre o canto dos pássaros e os raios do sol, ontem me pus assar pão, fiz duas fornadas! \o/ tantos anos que não fazia pão. Gosto muito de coisas assim, é esta, uma das simplicidades do dia a dia que mais gosto, botar uma musica gostosa, vestir uma roupinha fresquinha, mexer com farinha, temperos, cheiros. Acho que preparar uma fornada de pão é muito mais satisfatório até que come-los (rs).


Nos dias que me coloco a fazer pão, biscoito e outras delicias da cozinha caseira, lembro sempre da minha mãe, eu sempre estava a espreita nos dias que ela se aventurava por entre as colheres de pau e o forno. Lá em casa sempre tive total liberdade para assar, fritar e cozinhar o que bem me viesse a cabeça e, entre uns erros de bastidores, umas labaredas no fogão, por muito saia belas delicias, é assim que aprendemos!


Não sei se já disse aqui, mas gosto muito do blog de uma prendada portuguesa conhecida como Concha, sua paixão pelos afazeres do lar e sua forma de educar os filhos me deixa feliz, acho que posso dizer esta palavra, "feliz" pois generaliza muitos outras. Deixo aqui o link de uma de suas fotos que ilustra um pouco do que teci sobre ela, clique aqui.


Receita? Não tem medidas certas, está na minha cabeça! Peguei uma bacia, coloquei leite morno, açúcar, manteiga, fermento seco para pão, ovos, baunilha em pó, coco ralado, passas e farinha peneirada. Mexi, amassei, sovei, fiz bolinhas, algumas bolinhas abri, passei leite condensado, enrolei, deixei crescer (várias horas) e assei em forno baixo 180 a 200° C. Na culinária você precisa saber somente o básico, o básico das misturas para pão, bolo, biscoito e etc, com isso, você incrementa e inventa!



É assim que gosto da vida, leve, simples e sem regras apertadas! Bom domingo pra você


4 comentários:

  1. Que lindo tudo por aí e adoro fazer ( E COMER) os pães!!! Adorei! abração, boas preparações! chica

    ResponderExcluir
  2. Que delícia,Fabiano!!! Também acho maravilhoso mexer com a farinha,ir misturando os ingredientes e depois ver surgir aqueles gostosos quitutes do forno! Pra mim, pode ser bolo, pode ser torta,biscoitos ou pode ser pão,que acho sempre tão mágico! E estes teus pãezinhos doces com certeza ficaram muito caprichados...Fico imaginado o aroma daqui...(Rs...) Parabéns pelos pãezinhos e pela tua criatividade!!!! Por aqui, desde que chegamos de viagem,a primavera carioca tem se mostrado muito quente e seca, e as coitadinhas das nossas plantinhas é que andam sofrendo muito...E haja água pra trazer um alívio para as pessoas, plantas e os animais! Ontem mesmo, a temperatura chegou aos trinta e oito graus na parte mais quente da cidade. Imagina quando chegar o verão...Do jeito que anda tudo seco e tão quente, sempre digo que temos de arrumar uns camelos e virar uns daqueles "beduínos do deserto"do Saara...(Rs...)
    Meu abraço grande e carinhoso daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Amo pão! Os seus pães estão lindos e parecem uma delícia.
    Saudações do primaveril!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Fabiano! Você sempre me surpreendendo e inspirando! Vou neste fim de semana procurar a minha receita do pão de Cristo e, seguir a inspiração neste mês de dezembro! Daqui há duas semanas começo os preparativos para o Advento do Natal! Os quatros domingo antes do dia 24/12, são: 30/11, 07/12, 14/12 e 21/12. Também adoro a Concha, fico me perguntando como comecei a segui-la e ainda não descobri... um bom fim de semana, tá?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Thank you for your comment.