11 de agosto de 2014

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa

Quem acompanha o meu Facebook viu que semana passada fui a um passeio ao Rio de Janeiro, foi um passeio muito rapidinho, fui numa quinta de manha, e voltei na sexta a tarde, aproveitei os pontos do meu cartão de credito e consegui trocar por passagens, não podia perder esta oportunidade! É a segunda vez que eu viajo de avião, a primeira foi quando fui a Belo Horizonte, e foi a primeira vez que viajei ao Rio.


Posso contar com a mais pura sinceridade que quando cheguei no bairro Humaitá e avistei o cristo redentor lá no alto da montanha, mas perto, eu não consegui segurar, algumas lagrimas rolaram pela minha face, eu, um garotinho acanhado e inseguro do interior de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, foi uma sensação muito boa. Foi a primeira viagem que fiz sem ter ninguém para me recepcionar, me virei sozinho, eu e Deus, me senti independente, foi uma sensação única e muito boa.




Logo apos resolver o que tinha que resolver no bairro Humaitá, peguei um ônibus e fui para o hotel, também foi a primeira vez que fiquei hospedado em um hotel, consegui reservar um no bairro da Glória, próximo ao centro do Rio e da Lapa. Adorei a localização do hotel, ao lado do metrô, deu para ir apé ao centro, e se situava numa rua nostálgica e residencial.



Eu amei o Rio, gostei muito do clima da cidade, gostei do contraste das construções antigas imperiais com os edifícios modernos, sem falar nas montanhas de vegetação atlântica com as praias de águas azul profundo maravilhosas, é uma cidade muito arborizada, foi o que mais me chamou a atenção. Este passeio teve um proposito especifico mas consegui conhecer dois locais do Rio, o Jardim Botânico e a praia de Ipanema.

De agora em diante são as fotos do Jardim Botânico, o Jardim Botânico do Rio na verdade é uma instituição de pesquisa, abriga um dos mais conceituados programas de pós graduação Mestrado e Doutorado em botânica do Brasil, é uma referencia botânica internacional.


Segundo a Wikipédia o Jardim Botânico possui uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade do Rio, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira, e nele podem ser observadas cerca de 6500 espécies, distribuídas por uma área de 54 hectares. A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas/herborizadas e catalogadas.



















A imagem abaixo não é de uma árvore brasileira, mas sim um exemplar de cipreste calvo norte americano, é uma espécie de gimnosperma (planta sem flor e com semente nua) "pinheiro" vinda dos pântanos de solo lamacento e pobre em oxigênio dos Estados Unidos. Olha que interessante, reparem que ao lado da árvore parece que tem vários "troncos" pequenos saindo do chão, na verdade não são troncos, e sim raízes respiratórias "pneumatóforos" do próprio cipreste, estas raízes ajudam esta árvore a realizar trocas gasosas, ou melhor, facilita a entrada de oxigênio nas raízes, que não podem ficar "sufocadas" se não apodrecem. Uma outra planta que também tem pneumatóforos e que já falei sobre ela aqui, são as árvores do nosso Mangue.

Que lindo foi ver a Vitória-Régia, amei! A Vitória-Régia é uma planta brasileiríssima, nativa lá da Amazônia, ela nasce em locais alagados, e dos seus rizomas submersos na lama partem pecíolos bem longos, que crescem a medida que o nível das águas aumenta, e no final de cada pecíolo nasce uma folha flutuante de face abaxial (inferior) repleta de espinhos, é muito robusta e segundo se lê por ai suas folhas flutuantes suportam 40 kg. Como não lembrar da Iara ao se avistar uma Vitória-Régia, pra quem não lembra da Iara, ela é uma personagem do folclore brasileiro, uma sereia de águas doce.










Esta não é uma Vitória-Régia, mas pertence a mesma família botânica, a família Nymphaeacea, que possui oito gêneros de plantas aquáticas de folhas e flores flutuantes.





Abaixo são as fotos que tirei na praia de Ipanema, uma praia bonita, tranquila, e com muita gente bela e bem fortunada. Gostei muito desta praia, é famosa, movimentada, mas ao mesmo tempo bucólica e reservada.







E no final da tarde após caminhar pela praia de Ipanema, e subir no Arpoador, que é uma formação rochosa que fica ao final desta praia, me despedi da Cidade Maravilhosa, com sonho de um dia voltar, ou até morar, e com mais um sonho realizado...




O meu visto americano!! Tantas vezes quando criança pensei neste dia, e na minha humilde trajetória de família simples e batalhadora imaginava ser impossível, mas hoje estou aqui, com meu passaporte com visto dos Estados Unidos de dez anos, na vida as coisas acontecem não cedo nem tarde, mas no momento certo, o difícil é entendermos isso. 


A imagem aérea acima não é minha, peguei na internet, mas quando o avião decola do Aeroporto Santos Dumont  do Rio, a paisagem é exatamente esta, magnifica! Tentei fotografar mas meu celular estava desligado e maquina dentro da mochila. Mais uma etapa vencida, obrigado amigos pelo carinho sempre, e obrigado Jesus pelas conquistas.


9 comentários:

✿ chica disse...

Que lindas fotos!
O Rio é lindo!

E a imagem do Cristo nos emociona!

Beleza de passeio e que tua Páscoa seja alegre e feliz! beijos,chica

heloisa de mesquita inoue disse...

Acho que, no final deste curso, você vai estar doutor um fotos! Tá cada uma mais bonita que a outra!

Zizi Santos disse...

Fabiano, é mesmo, suas fotos estão lindas!!! e você contou sua viagem de uma forma muito bonita. Você teve sorte de visitar o J.Botânico restaurado, pois tem época que o orquidário está feio.
Agora a bronca, porque você não me procurou? rsrs deixado um recadinho no face.
moro aqui no Rio. Quase não entro no Face, se eu soubesse teria falado contigo!
próxima vez quero te conhecer!
bjZizi

Zuleide Felisberto disse...

que legal fabiano, eu adoro o Rio já fui algumas x por no passado comprava roupas lá p vender, mas fiquei muitos anos sem ir e ano passado fui de novo, sempre é bom voltar lá, tenho uma amiga que mora no centro ali perto Lapa então andamos por tudo, suas fotos ficaram lindas!! a proposito vc conseguiu visto facil? ano passado fui com meu sobrinho p fazer visto dele, agora tenho que fazer o meu...

Jussara Neves Rezende disse...

Vc aproveitou muito bem o pouco tempo. Lindas fotos e um delicioso relato!
Abraço!

msgteresa disse...

Oi,Fabiano!
Menino,mas que post mais lindo!!!! Tá bom, sei que sou suspeitíssima,né? (Rs...) Afinal, a "carioca da gema" daqui, sempre se emociona, quando vê a nossa cidade assim tão bem mostrada em seus grandes e pequenos detalhes...E neste teu encantador post, ela ficou simplesmente maravilhosa mesmo!!! E eu também fiquei bem chataeada por não estar no Rio naqueles dias, e ter perdido a chance de te conhecer pessoalmente...Foi uma pena mesmo, mas sei que outras oportunidades virão e ainda iremos nos conhecer ao vivo e à cores,meu amigo! E eu realmente achei lindas as imagens do nosso Rio,visto pelos teus olhos carinhosos, com esta bela e sedutora cidade, que às vezes pode ser tão dura e cruel, e em outras vezes, tão doce e amiga, que parece querer abraçar e acolher toda a gente do mundo...Coisas dessa mágica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro! E que delícia passear pelas tuas fotos, repletas de sensibilidade,lá do Jardim Botânico, reino de tantas árvores antigas e plantas de tantos lugares...Uma verdadeira alegria pra alma da gente! E novamente,meu amigo, aqui vão os meus parabéns pela tua coragem, trabalho e iniciativa,e que a conquista desse visto seja apenas o início para mais altos vôos!
Tudo de muito bom e o nosso abraço grande,carinhoso e carioca pra ti!!!
Teresa

msgteresa disse...

Oi,Fabiano!
Menino,mas que post mais lindo!!!! Tá bom, sei que sou suspeitíssima,né? (Rs...) Afinal, a "carioca da gema" daqui, sempre se emociona, quando vê a nossa cidade assim tão bem mostrada em seus grandes e pequenos detalhes...E neste teu encantador post, ela ficou simplesmente maravilhosa mesmo!!! E eu também fiquei bem chataeada por não estar no Rio naqueles dias, e ter perdido a chance de te conhecer pessoalmente...Foi uma pena mesmo, mas sei que outras oportunidades virão e ainda iremos nos conhecer ao vivo e à cores,meu amigo! E eu realmente achei lindas as imagens do nosso Rio,visto pelos teus olhos carinhosos, com esta bela e sedutora cidade, que às vezes pode ser tão dura e cruel, e em outras vezes, tão doce e amiga, que parece querer abraçar e acolher toda a gente do mundo...Coisas dessa mágica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro! E que delícia passear pelas tuas fotos, repletas de sensibilidade,lá do Jardim Botânico, reino de tantas árvores antigas e plantas de tantos lugares...Uma verdadeira alegria pra alma da gente! E novamente,meu amigo, aqui vão os meus parabéns pela tua coragem, trabalho e iniciativa,e que a conquista desse visto seja apenas o início para mais altos vôos!
Tudo de muito bom e o nosso abraço grande,carinhoso e carioca pra ti!!!
Teresa

By Neymes disse...

OLÁ FABIANO,QUE DELICIA DE PASSEIO AMIGO,FIQUEI COM VONTADE DE CONHECER O RIO TAMBÉM,HEHE.APESAR DE SABER QUE LÁ, EXISTE PESSOAS MARAVILHOSAS QUE JÁ CONHEÇO COMO A ZIZI SANTOS QUE AMO.FÁ,QUERO TE DAR UMA DICA NO PONTO CRUZ,COMECE A DAR ACABAMENTO EM SUAS PEÇAS PELA PARTE DA FRENTE DO TRABALHO,AI O SEU AVESSO FICARÁ PERFEITO.BEIJO GRANDE.BOA SEMANA.VALÉRIA.

Lola disse...

Oi, menino!


Poxa! Se soubesse que você estava aqui te convidaria para um café na Confeitaria Colombo, no centro do Rio, você passou por lá? É linda demais, parece que você volta no tempo...


Tomara que volte aqui, e quando voltar, fale comigo que o levo para tomar esse café!


Beijo!