11 de agosto de 2014

As dunas de Itaúnas

Quase nunca viajo, sempre falta-me verdinhas e companhia :/ mas por estes dias fiz uma viagem onde pude conhecer Itaúnas, uma cidadezinha com uma vista encantadora, segui por rotas onde nunca havia passado, e logo quando cheguei quase que na divisa do Espirito Santo com a Bahia sussurrei para mim mesmo, "nossa, nunca fui tão longe".




Itaúnas  é um distrito da cidade de Conceição da Barra no norte do Espirito Santo, é uma vila de pescadores, e é famosa por suas dunas de areia a perder de vista, e por suas festas e badalação em épocas de temporada de verão com pessoas bonitas, fortunadas e altivas!




Logo ao chegar no local pude me deparar com uma cena desconhecida por mim, dunas de areia marinha a perder de vista, dando uma sensação de se estar em um deserto! Logo lembrei-me da postagem de uma blogueira Inglesa que viaja muito, onde em uma de suas postagens teve a oportunidade de conhecer o Marrocos, me senti envolto a uma sensação inédita e muito gostosa, como é bom conhecer novos horizontes!




Itaúnas também abriga uma reserva ecológica, o Parque Estadual de Itaúnas, a região concentra vegetação nativa de mata de tabuleiro, que é um fragmento florestal em extinção do ES, alem de restinga, dunas e mangue, as prais da região de Conceição da Barra são visitadas por tartarugas marinhas em época de desova, e a reserva de Itaúnas serve de refugio para muitos animais e plantas, muitas vezes endêmicas destas regiões. Pode-se até observar em momento e em época de sorte, baleias e golfinhos por sua orla, um paraíso!


Segundo o site do governo do Espirito Santo, o Parque de Itaúnas, "abriga 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. Além de 23 sítios arqueológicos com assentamentos humanos pré-históricos, com artefatos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização". Tudo isso evidencia a importância da unidade, que em 1992 foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.


Como o parque foi criado somente em 1991, ainda sofre muita influencia antrópica de moradores e turistas, claro que não podemos desconsiderar a subsistência do local, mas é uma situação que deve ser levada com entendimento pelos visitantes e moradores, o local é bem limpo, mas pude observar plásticos de pet em alguns trechos, uma sacola e pedaços de pet podem ser catastróficas se cruzarem com a vida animal.


Por esta tilha me despedi das dunas de Itaúnas com alegria no peito e esperança de um dia pode voltar a admirar este local! As imagens da postagem de hoje dou o credito ao meu amigo Mario Viegas, obrigado meu amigo pelas imagens e oportunidade de conhecer este local inédito e tão singular para mim, nunca vou me esquecer.



3 comentários:

  1. Olá,Fabiano!
    Que lindo e mágico post,meu amigo! Estive com minha família na inesquecível,bela e genuína Itaúnas à mais ou menos 13 anos atrás, e nunca me esqueci de suas dunas maravilhosas e altas que chegaram a cobrir a velha cidade. Com certeza, mais uma demonstração da força da natureza frente à fragilidade humana! Lembro que na época, chegamos a ver uma baleia morta na foz de um rio, e também conseguimos até navegar de canoa pelo rio Itaúnas,para nós, uma experiência bem inusitada e cheia de sabor de aventura! Realmente é um lugar muito especial, rico em beleza e vida silvestre...Um magnífico pedacinho desse nosso fascinante litoral brasileiro! E hoje,depois de tantos anos, simplesmente amei rever aquela paisagem tão bela e original...As fotos ficaram mesmo muito lindas!
    Meu abraço carinhoso e um domingo e feriado (do Dia do professor! Parabéns!!!!) repleto de tranquilidade e alegrias pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Fabiano
    Eu acho que você não volta mais para Minas!
    até seu jeito de escrever mudou
    Creio que você está tendo muitas experiências novas e tem passado para nós de uma forma tão envolvente, que deu vontade ir conhecer as duas de Itaúnas!
    Tenho uma amiga que tinha casa em conceição da Barra, convidou-me várias vezes e eu não fui.Até que ela vendeu apartamento, isso era, apartamento, e agora tem em Caldas Novas. O litoral do E.S. é magnifico . Aproveite bem cada momento de estudo e desfrute totalmente da natureza.
    Zizi

    ResponderExcluir
  3. Ai que lugar lindo! Eu vim passar uns dias na praia, mas sabe como é o litoral gaúcho: estamos todos encasacados. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Thank you for your comment.