11 de agosto de 2014

Anfíbios

Na postagem de hoje resolvi colocar mais imagens da pererequinha verde que havia publicado na postagem anterior, e quero falar um pouquinho da biologia destes seres encantados! Eu sempre fui um garoto apaixonado pelas belezas da natureza, era e é descancarado o meu amor pela vida, quando criança eu era tachado até como chato, pois eu fazia um escândalo para não matarem taruiras ou lagartixas. Já tive vontade de ter até sapos de estimação, cheguei a pegar um e levar pra casa, mas ele fugiu (rs).

Na semana passada no parque Yahoo ao relaxar nas águas do rio lento me deparei com essa criaturinha brilhando de tão verde, nunca tinha encontrado uma dessas a não ser no laboratório de zoologia de cordados (estudo dos animais vertebrados) na faculdade, foi uma surpresa muito agradável.   



Dentro da biologia os seres vivos são classificados em agrupamentos filogenéticos com base em suas características em comum ou homologias, isso serve para agrupar os organismos que possuem caraterísticas parecidas, isso nem sempre é fácil, e conseguir linhagens monofiléticas "especies derivadas de um mesmo ancestral comum" é um trabalho árduo para os pesquisadores da filogenia. As pererecas juntamente com os sapos e rãs são anfíbios, a classe Amphibia contem três ramificações filogenéticas "ordens", são elas, a ordem das salamandras "Caudata", a ordem das cecílias, "Gymnophiona", e a ordem dos sapos, rãs e pererecas "Anura". (Clique no nome de cada ordem para ver a imagem e conhecer quem são).


Os anuros de longe são os mais conhecidos dos anfíbios, são amados por uns e temidos por outros! Mas de um modo geral são todos fascinantes e importantíssimos para o equilibro dos ecossistemas. Os anfíbios precisam estar sempre perto de uma fonte hídrica, eles ainda não perderam o elo com a água e precisam dela para reprodução, sua pele também é muito sensível, necessitando estar constantemente úmida, muitos dos anfíbios fazem respiração cutânea, ou seja, alem dos pulmões respiram também pela pele, essa característica aliada a poluição esta fazendo com que a diversidade dos anfíbios diminua ano após ano, preocupando os herpetólogos "biólogo que estuda anfíbios e repteis" e ecólogos  de todo o mundo.



Certos animais para muitos parecem não ter utilidade alguma, mas como exemplo, os anfíbios fazem o controle biológico da população de muitos insetos, e também servem de alimento para outros animais, tudo na natureza tem importância, e qualquer mudança pode afetar o equilíbrio biológico. Devemos nos conscientizar e fazer a nossa parte na preservação do meio ambiente, e saber que cada ser vivo, do diminuto ao gigantesco são importantes para o equilíbrio do nosso planeta! Repararam que esta perereca tem uma forma que lembra uma folha? Isso é mimetismo, mesmo sem saber ela se camufla por entre a vegetação e aumenta suas chances de não ser encontrada por predadores.



6 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que belo achado nesta folha!!! Linda cor e eu tb adoro todos os encantos da natureza, muito rica! Parabéns e adorei saber mais!
Beijos e desejos de uma ótima semana em sua casa!
CamomilaRosa

msgteresa disse...

Olá,Fabiano!
Mas como não se encantar diante de uma criaturinha tão linda e especial dessas? Eu mesmo aqui de longe, fiquei simplesmente maravilhada com este bichinho surpreendente...Encontrá-la deve ter sido um daqueles momentos mágicos que acontecem no cotidiano da gente! Ela é mesmo belíssima e tem uma cor fantástica! E as tuas fotos ficaram um encanto! Só tenho de te parabenizar por este post de texto e imagens tão preciosas!
Ah, e eu também amei o vídeo,que me lembrou logo das pererequinhas cantoras aqui do nosso quintal! (Rs...)
Meu abraço carinhoso e uma semana linda pra ti!!!
Teresa

Jussara Neves Rezende disse...

Que lindeza a cor desse bichinho!
E ela parece mesmo uma folha: sabedoria da natureza!
:)

Tunin disse...

Que texto beleza, moço! Só os amantes da natureza sabem lê-la de forma tão peculiar.
Parabéns!
Abração.

Sandra Stegues Silva disse...

Lindinhas, bem verdinhas, amei!
A natureza é linda, tem encantos mil! Parabéns pelo post, Fabiano, um ótimo aprendizado!
Uma ótima noite!

Tunin disse...

Passando para te desejar um excelente final de semana.
Abração.